4 de outubro de 2024

Histórico do Encontro de Ensino de Física

VII Edição: “As várias faces do Ensino de Física no Brasil” (2024)

A sétima edição do Encontro de Ensino de Física foi realizada em parceria com a Semana da Física da UFSCar (SeFís). O evento aconteceu entre os dias 29 e 31 de Outubro de 2024 na mesma semana da Sefís que ocorreu entre os dias 28 de Outubro e 01 de Novembro de 2024. O tema desta edição foi “As várias faces do Ensino de Física no Brasil”. Todas as atividades foram realizadas no Auditório do Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia da UFSCar, ao lado do Departamento de Física (DF) e estão detalhadas abaixo.  

Terça-feira (29/10): Palestra 3 - 19h às 21h

Cultura didática, inovação tecnológica e a (não) inovação no ensino

 

Desde a década de 1990, época em que se iniciou a popularização dos computadores pessoais, a tecnologia digital tem sido apontada como uma solução para a educação pelos mais otimistas e entusiastas. Passadas três décadas e com o advento dos dispositivos portáteis e da inteligência artificial, é possível perceber que, em lugar de ocorrer uma inovação educacional, as tecnologias digitais têm reproduzido, com novas roupagens, práticas e significados didáticos já consolidados no ensino. Nesta palestra, tendo como base o conceito de cultura didática e outras noções, buscarei explicar os mecanismos que causam esse fenômeno.

Márlon Caetano Ramos Pessanha

Doutor em Ensino de Ciências pela USP em 2014, atualmente é professor do Departamenteo de Metodologia de Ensino da UFSCar, onde também coordena o Núcleo de Formação de Professores, o Laboratório de Projetos e Atividades Didáticas (Lapadi) e o Grupo de Estudos e Pesquisa em Inovação no Ensino de Ciências (GEPIEC).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6347223505034848

Quarta-feira (30/10): Minicurso 3 - 13h às 16h

E=mc²: o píon e o núcleo atômico

 

Com o desenvolvimento da física nuclear, a teoria da relatividade se tornou imprenscindível para explicar o mundo material. Em particular, a fórmula E=mc2 trouxe uma visão das relações entre massa e energia dos sistemas ligados. Nesse minicurso, mostraremos a ressignificação dos conceitos de matéria trazida pela teoria da relatividade e como a mudança no entendimento do núcleo atômico e das partículas mediadoras, especialmente o méson pi, descoberto por Cesar Lattes, aconteceu com o modelo das partículas elementares.

Fabiana Botelho Kneubil

Doutora em Educação pela USP em 2014, foi Docente na Universidade Federal de Santa Catarina e atualmente é Diretora Científica do Instituto Educacional Futuro da Ciência (IEFC).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3956097447093178

Quarta-feira (30/10): Palestra 5 - 19h às 21h

Integração Curricular nas Ciências da Natureza:
desafios e potencialidades na formação inicial de professores

 

A palestra será uma oportunidade para discutir sobre a relevância da integração curricular no contexto da formação docente. A BNCC destaca a importância de uma educação científica mais integrada, propondo uma organização curricular baseada em áreas do conhecimento. Essa estrutura impõe novos desafios aos docentes, especialmente para professores de física, cuja formação tradicionalmente tem uma ênfase maior nos aspectos disciplinares da física, com menor foco nas interações com as demais disciplinas da área. A palestra visa discutir algumas das potencialidades e dos desafios da integração curricular a partir tanto da experiência na elaboração da BNCC, quanto da colaboração na construção de uma licenciatura interdisciplinar na USP e do desenvolvimento de disciplinas que articulam conhecimentos e estudantes dos cursos de física, química, biologia, astronomia e geociências. O objetivo é refletir sobre como a integração curricular pode contribuir para uma formação docente mais adequada às demandas contemporâneas.

Cristina Leite

Doutora em Educação pela USP em 2006, atualmente é professora Livre Docente no Instituto de Física da USP, São Paulo. Foi coordenadora da Licenciatura em Física entre 2018 e 2023. Também é coordenadora do Grupo de Investigações e Práticas em Ensino de Ciências (GIPEC).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0768330863653455

Quinta-feira (31/10): Palestra 8 - 19h às 21h

Educação Freireana e o Ensino de Física: um olhar histórico e de práticas

 

Pretende-se, com a fala, dialogar sobre enfrentamentos e implicações da transposição da concepção freireana para o contexto da educação escolar, particularmente para o Ensino de Ciências e Física, enaltecendo o papel da dialogicidade e da problematização como dimensões pedagógica e gnoseológica do ato educativo. Além disso, práticas vinculadas à Abordagem Temática Freireana e o currículo da escola serão discutidas e problematizadas.

Cristiane Muenchen

Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela UFSC em 2010, é docente da Universidade Federal de Santa Maria desde 2011 e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação em Ciências em Diálogo (GEPECiD). Também é Bolsista Produtividade em Pesquisa 2 na área de Educação.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0008067199219325

VI Edição: “Diversidade e Ensino de Física” (2023).

 

A sexta edição do Encontro de Ensino de Física foi organizada apenas pelo PET-LiF. O evento aconteceu entre os dias 4 e 7 de Dezembro de 2023. O tema desta edição foi “Diversidade e Ensino de Física”. Todas as atividades foram realizadas de forma híbrida, em que os convidados participaram remotamente, mas o evento foi transmitido em um dos auditórios da Biblioteca Comunitária de São Carlos. As atividades estão detalhadas abaixo.  

Segunda-feira (04/12): Palestra 1 - 19h às 20:30h

Educação decolonial, diversidade e o ensino de física

 

Pretende-se, com a fala, dialogar sobre enfrentamentos e implicações da transposição da concepção freireana para o contexto da educação escolar, particularmente para o Ensino de Ciências e Física, enaltecendo o papel da dialogicidade e da problematização como dimensões pedagógica e gnoseológica do ato educativo. Além disso, práticas vinculadas à Abordagem Temática Freireana e o currículo da escola serão discutidas e problematizadas.

Josimeire Meneses Julio

Doutora em Educação e Ciências pela UFMG (2009), é docente da Universidade Federal de São Carlos desde 2010 e e pesquisadora colaboradora da Universidade Federal de Minas Gerais nas atividades do grupo de pesquisa INOVAR.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8805879632103815

Terça-feira (05/12): Mesa Redonda 1 - 19h às 20:30h

Gênero e diversidade na ciência

 
Nessa mesa redonda será discutida a presença da diversidade na ciência e como as diferentes lutas e projetos sociais têm impactado a representatividade das minorias no ambiente cientifico.

Gabrielle Weber Martins

Doutora em Física pela Universidade de São Paulo (2011). Atualmente, é professora na Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo. Também coordena o projeto Levantamento da Ciência LGBTQIA+ Brasileira e o Projeto Corpas Trans na USP. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0473784991529055

Carolina Rodrigues de Souza

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, com co-tutela na Ecole Normale Supérieure de Cachan, França (2008). É docente da UFSCar desde 2019 e líder do grupo de pesquisa Des:mutação - Vida, Ciência e Educação. Lattes: http://lattes.cnpq.br/8152101475247049

Quarta-feira (05/12): Mesa Redonda 2 - 19h às 20:30h

Etnociência e Divulgação científica: contribuições para a popularização da Ciência

 
Nessa mesa redonda será discutida a urgência da percepção multicultural no ensino e na difusão das ciências. Além disso, serão apresentados alguns aspectos fundamentais para a popularização de uma ciência não enviesada por grupos dominantes. 

Douglas Verrangia

Doutor em Educação pelo PPGE-UFSCar com estágio doutoral na City University of New York (CUNY) (2009). Docente da UFSCar desde 2010. É consultor da UNESCO na área Relações Etnicorraciais, tendo trabalhado no programa "África-Brasil: caminhos cruzados", que reeditou, no Brasil, a coleção "História Geral da África" Lattes: http://lattes.cnpq.br/7699024298055259

Kananda Eller Souza

Mestranda em Ensino de Ciências Ambientais - PROFCIAMB/USP (2021). Também é fundadora e Divulgadora Científica do perfil Deusa Cientista (@deusacientista) no YouTube, TikTok e Instagram.

Quinta-feira (05/12): 19h às 20:30h

Observação astronômica

 

Nesse dia estava prevista uma observação astronômica no Observatório Astronômico da UFSCar. Porém, ela precisou ser cancelada devido ao clima.

V Edição: “O Centenário do Paulo Freire” (2021).

 

A quinta edição do Encontro de Ensino de Física foi organizada pelo PET-LiF e Lapadi. O evento aconteceu entre os dias 28 de Junho e 1 de Julho de 2021. O tema desta edição foi “Centenário de Paulo Freire”. Todas as atividades foram realizadas de forma online devido à pandemia de Covid-19.

Segunda-feira (28/06): Palestra 1 - 19h às 20:30h

Centenário de Paulo Freire e suas contribuições para a educação

 
Serão abordadas contribuições de Paulo Freire e sua atualidade para a educação com base em cinco dimensões: 1. dimensão epistemológica, com ênfase no processo de construção do conhecimento e na conexão de saberes; 2. dimensão tecnológica, considerando a crítica ao tecnicismo e a tecnologia como um meio; 3. dimensão social, problematizando a Pedagogia do Oprimido na atualidade brasileira e mundial; 4. dimensão política, analisando a educação para a formação de sujeitos sociais (cidadania) e 5. a dimensão profissional da docência, considerando aspectos como criatividade, coerência e competência na prática pedagógica, bem como a formação permanente na e para a docência.

Sandro de Castro Pitano

Doutor em Educação (2008) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Docente da Universidade Federal do Rio Grande. Atualmente é bolsista de produtividade N2 do CNPq/Educação, pesquisador associado da Cátedra Unesco Educação para a cidadania global e justiça socioambiental. Lidera o grupo de pesquisa/CNPq Justiça socioambiental e formação docente em Educação Popular.

Terça-feira (29/06): Mesa redonda 1 - 19h às 20:30h

Formação de Professores de ciências na perspectiva freirana

 
Serão apresentados alguns elementos que constituem a estruturação de currículos críticos na perspectiva de Paulo Freire, em processos de formação continuada de professores realizados na região da Costa do Cacau, Sul da Bahia (Simoni) e na UFSCar campus Sorocaba (Juliana). 

Simoni Tormohlen Gehlen

Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009) e docente da Universidade Estadual de Santa Cruz desde 2011. Faz parte da equipe de idealizadores do projeto Rede Nordeste de Pesquisa sobre a Abordagem Temática Freireana no Ensino de Ciências em Alagoas e Bahia, denominada (REALBA), que integra inicialmente as universidades UESC/Ilhéus-BA; UFAL/Sertão-AL e UFRB/Amargosa-BA. Atualmente é membro da Câmara de Assessoramento e Avaliação da área de Ciências Humanas e Educação da FAPESB/BA. Bolsista produtividade N2 da CNPq.

Juliana Rezende Torres

Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela UFSC (2010). Atualmente é docente da UFSCar. campus Sorocaba. É organizadora e autora do livro Educação Ambiental dialogando com Paulo Freire (Ed. Cortez, 2014) e é membro da Redeepea.

Quarta-feira (30/06): Mesa redonda 2 - 19h às 20:30h

Caminhos para o ensino de Física em uma perspectiva freireana

 

Profa. Dra. Cristiane Muenchen (UFSM): Pretende-se dialogar sobre os caminhos para o ensino de Física, a partir de um olhar epistemológico e de práticas no contexto dos Três Momentos Pedagógicos enquanto estruturante de currículos críticos
 
Profa. Dra. Alice Helena Campos Pierson (UFSCar): Experiências freireanas na construção do conhecimento científico – diálogos da física escolar e o mundo do trabalho, um estudo realizado no ensino médio noturno em uma escola pública de uma cidade de porte médio do interior de São Paulo.

Alice Helena Campos Pierson

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (1997). Docente da Universidade Federal de São Carlos desde 1994. Coordenou o PNLD de 2012, 2015, 2016, 2018 e 2021 na área de Física.

Cristiane Muenchen

Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela UFSC em 2010, é docente da Universidade Federal de Santa Maria desde 2011 e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação em Ciências em Diálogo (GEPECiD). Também é Bolsista Produtividade em Pesquisa 2 na área de Educação.

Quinta-feira (01/07): Mesa redonda 3 - 19h às 20:30h

O ensino de Física Moderna e Contemporânea na perspectiva freireana

 

– Profa. Dra. Nilva Lúcia Lombardi Sales (UFSCar): A inserção de temas de Física Moderna e Contemporânea na Educação Básica e um ensino de física guiado pela problematização e dialogicidade a partir das ideias de Paulo Freire, são temas que têm sido discutidos entre pesquisadores do Ensino de Física há algumas décadas. Muitas experiências articulando essas duas perspectivas já estão presentes na literatura. Nesta mesa pretendo, a partir de um panorama destas pesquisas, discutir sobre as possíveis conexões do Ensino de Física Moderna e Contemporânea com as perspectivas freireanas para o Ensino de Física. Além disso, também espero ampliar essa discussão para a formação de professores a partir de pesquisas e atividades extensionistas com as quais tenho me envolvido nos últimos anos.
– Prof. Dr. André Ary Leonel (UFSC): Desde o século passado, pesquisas têm chamado atenção para a importância dos tópicos relacionados à Física Moderna e Contemporânea (FMC), para o entendimento do desenvolvimento tecnológico e suas implicações na vida da sociedade. Por mais que haja um consenso na área de pesquisa em Ensino de Física sobre a necessidade da inserção desses tópicos no currículo da Educação Básica, ainda há um enorme descompasso entre o desenvolvimento científico e tecnológico vivenciado atualmente e os conteúdos abordados em sala de aula. Nesta mesa, pretende-se dialogar sobre os desafios relacionados ao Ensino de FMC na Educação Básica e refletir sobre oportunidades a partir das ideias de Paulo Freire.

Nilva Lúcia Lombardi Sales

Doutora em Ensino de Física pelo programa de Pós-graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo (USP). Entre 2010 e 2020, foi docente do curso de Licenciatura de Física da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) onde coordenou subprojetos do PIBID-Física e também projetos de extensão principalmente na área temática de Educação. Atualmente é docente da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

André Ary Leonel

Doutor em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente é docente da UFSC, desde 2017. Foi coordenador do Núcleo de Formação do Laboratório de Novas Tecnologias (LANTEC) durante os anos de 2017 e 2018.

IV Edição: “Desenvolvimento Científico e Tecnológico: a Física e seus Impactos na Sociedade” (2020).

 

A quarta edição do Encontro de Ensino de Física foi realizada em parceria com a Semana da Física da UFSCar (SeFís) e com o Lapadi. O evento aconteceu entre os dias 26 a 29 de Outubro de 2020. O tema desta edição foi “Desenvolvimento Científico e Tecnológico: a Física e seus Impactos na Sociedade”. Todas as atividades foram realizadas de forma online devido à pandemia de Covid-19.

Segunda-feira (26/10): Palestra 1 - 19h às 20:30h

Física Moderna e Contemporânea na Educação Básica: em que ponto estamos nessa caminhada?

 

A atualização dos currículos de física da Educação Básica, em particular do Ensino Médio, com a inserção de temas de Física Moderna e Contemporânea, é algo discutido e desejado desde a virada deste século. No final dos anos 1990 e início dos anos 2000 muito se discutiu sobre as justificativas e possibilidades para termos temas mais atuais da física em sala de aula. Passados alguns anos já era esperado que tal atualização já estivesse em prática. Mas a pergunta que coloco para discutirmos nessa palestra é: em que ponto estamos nessa caminhada? Para isso pretendo trazer algumas informações sobre os diferentes aspectos desta questão, passando pelo contexto da pesquisa, da formação de professores, como também pelos documentos norteadores do Ensino de Física, tanto na Educação Básica como nas licenciaturas, e algumas políticas públicas associadas à essa questão.

Nilva Lúcia Lombardi Sales

Doutora em Ensino de Física pelo programa de Pós-graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo (USP). Entre 2010 e 2020, foi docente do curso de Licenciatura de Física da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) onde coordenou subprojetos do PIBID-Física e também projetos de extensão principalmente na área temática de Educação. Atualmente é docente da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Terça-feira (27/10): Oficina 1 - 18h às 22h

Transmidialidade e gamificação na educação: novos paradigmas para a sala de aula

 

Com novas percepções sobre a presencialidade, diálogo e participação, que ganham notoriedade com esta verdadeira revolução digital e de comportamento social pela qual passamos nos últimos anos, faz-se necessário buscar novas e criativas formas de se estruturar conteúdos e estratégias pedagógicas dentro e fora da sala de aula, seja ela qual for. Esta atividade tem por objetivo, portanto, propor algumas provocações acerca de conceitos como os processos de construção gamificada na educação; trilhas narrativas e ramificadas; desenho de mundo transversal; estratégias de construção e organização de conteúdos audiovisuais para diferentes espaços, linguagens e suportes; convergência midiática; elaboração de roteiros para mídias digitais interativas; e outras possibilidades de se explorar a gamificação e narrativas transmidiáticas no campo da educação.

Paulo Roberto Montanaro

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) pela Universidade Federal de São Carlos (2017). É servidor técnico-administrativo, com a função de Técnico de Laboratório Audiovisual, lotado na Coordenadoria de Inovações em Tecnologia para a Educação (CITE) na Secretaria Geral de Educação a Distância (SEaD) na UFSCar, atuando como supervisor de equipe de produção audiovisual.

Quarta-feira (28/10): Mesa redonda 1 - 19h às 20:30h

Educação científica e política

 

É reconhecido que o objetivo de promover a formação crítica e voltada para a cidadania tem encontrado desafios cada vez maiores. Os adeptos da educação CTSA tem defendido há décadas que devemos privilegiar nas escolhas curriculares temas com relevância social, intrinsecamente políticas, como habitação, alimentação, guerras, racismo, identidade nacional, visões de mundo, religião e espiritualidade. Este tipo de questões complexas envolvem tensões entre interesses e demonstram a urgência de que o ensino de ciências não se furte do engajamento em controvérsias e do posicionamento envolvendo dilemas éticos. Com base em estudos de história da física, apresentamos exemplos de casos que tem sido investigados para promover este tipo de discussão, envolvendo a Física e questões intrinsecamente políticas, como “A Física da Casa”, o Efeito Mpemba, armas nucleares e cosmologia e visões de mundo.

Alexandre Bagdonas Henrique

Doutor em Ensino de Física pela Universidade de São Paulo (2015). Docente da Universidade Federal de Lavras desde 2016. Atuou como coordenador de área da Física no PIBID.

Guilherme da Silva Lima

Doutor em Educação pela USP (2016). Docente da Universidade Federal de Ouro Preto desde 2014.

Quinta-feira (26/10): Palestra 2 - 19h às 20:30h

Cultura didática, inovação e o ensino de Física

 

Nas últimas décadas, muito tem se falado sobre a necessidade de inovação educacional e da prática do professor, mas pouco tem se discutido sobre o próprio conceito de inovação. A prática docente é regida por significados e ações que tendem a ser reproduzidas, constituindo uma cultura didática que permeia o ensino. Reconhecer a existência de uma cultura didática é um primeiro passo para compreender e melhor definir o que é uma inovação didática. Nesta palestra, além de apresentar tais conceitos, serão apresentadas propostas de ensino inovadoras voltadas para o ensino de Física, desenvolvidas em parceria com professores da rede pública.

Márlon Pessanha

Doutor em Ensino de Ciências pela USP em 2014, atualmente é professor do Departamenteo de Metodologia de Ensino da UFSCar, onde também coordena o Núcleo de Formação de Professores, o Laboratório de Projetos e Atividades Didáticas (Lapadi) e o Grupo de Estudos e Pesquisa em Inovação no Ensino de Ciências (GEPIEC)

III Edição – 2019.

 

A terceira edição do Encontro de Ensino de Física foi realizada em parceria com o DAF e com o Lapadi. O evento aconteceu entre os dias 25 a 28 de Novembro de 2019. 

Segunda-feira (25/11): Mesa redonda 1 - 19h às 20:30h

O papel do educador em espaços não-formais de ensino

 

 

Tárcio Minto Fabrício (Labi/UFSCar)

Pietra Mori Micheletti
(Rede de ensino da Prefeitura Municipal de São Carlos)

Mediadora: Josimeire Meneses Julio (DME/UFSCar)

Terça-feira (25/11): Mesa redonda 2 - 19h às 20:30h

Surdez e a inclusão na educação básica: reflexões para o ensino de física

Lara Ferreira dos Santos (DPsi/UFSCar)

Márlon Pessanha (DME/UFSCar)

Mediadora: Jéssica Aparecida Silva Cardoso (Diretório Acadêmico da Física)

Quarta-feira (26/11):

Atividade 1 – 17:30 – 21:00 – Visita ao Cerrado da UFSCar com observação astronômica

como parte do projeto Trilha da natureza e em parceria com o Observatório Astronômico da UFSCar, a atividade consistirá em uma caminhada guiada na região de cerrado da UFSCar (cerca de 40 min.), em que será possível conhecer um pouco mais sobre a vegetação e animais do Cerrado. A caminhada culminará em uma região com baixa poluição luminosa, em que será realizada uma observação astronômica com o uso de telescópios (cerca de 1h). Por fim, haverá uma caminhada de retorno (cerca de 40 min), com uma nova oportunidade para conhecer um pouco mais sobre o Cerrado, com o apoio da equipe do projeto “Trilha da natureza”. Importante: A realização da atividade dependerá de condições climáticas favoráveis.

Atividade 2 – 19:00 – 22:30 – Minicurso “Discurso, divulgação científica e podcast: explorando um recurso didático tecnológico”

 

Ofertado pela Mariana Morales da Silva (Pedagoga e doutoranda em linguística – PPGL-DL-UFSCar)

A linguagem acadêmica sedimentada em normas, regras, métodos e vocabulário extremamente específico, é utilizada como um dos principais meios de validação do rigor científico da pesquisa. Como consequência, encontra-se com a multiplicação de Trabalhos de Conclusão de Curso, monografias, Dissertações, Teses e artigos científicos incompreensíveis para a comunidade externa às Universidades ou mesmo para outras áreas dentro da Academia. Esse efeito leva muitas das pesquisas a circularem unicamente dentro de seus subgrupos, para seus próprios pares, sem atingir ou alcançar a sociedade. Coloca-se, assim como questão, reforçada nos últimos atos e manifestações em defesa da Universidade pública e da pesquisa no Brasil: como é possível construir um conhecimento científico consistente, que se baseia em métodos e rigores acadêmicos, que seja acessível e possível de circular para além da Academia? Defende-se que a pesquisa e o trabalho com a divulgação científica na relação com as ferramentas e suportes que as novas Tecnologias de Comunicação e Informação (TICs) proporcionam, abrem um vasto campo de pesquisa, atuação e possibilidades para esse conflito e ainda possibilitam uma nova incursão no trabalho mais popular de divulgação científica, qual seja: o trabalho em sala de aula na Educação Básica. Sendo assim, objetiva-se abordar, neste minicurso, em uma perspectiva discursiva, questões relativas à escrita acadêmica, função e atuação da divulgação científica, mídias e usos de ferramentas tecnológicas de comunicação. E como recurso didático, pensando o ensino de física, será tecida uma relação de interdisciplinaridade com a linguística com base nos conceitos de cenografia (MAINGUENEAU, 2015), cena genéria e cena englobante. Para tanto, com enfoque no veículo de mídia Podcast, serão abordados aspectos do discurso da escrita e da oralidade (TFOUNI, 2006), letramento digital (SCOLARI, 2016), usos e manipulação de ferramentas, aplicativos e softwares de produção e edição de conteúdo digital como DiscordApp, Craig, Audacity, dentre outros, tendo em vista apresentar uma possibilidade digital bastante contemporânea para divulgação e didatização de temas e conceitos do ensino de física.

Quinta-feira (28/11): Mesa redonda 3 - 19h às 20:30h

Saúde mental na educação básica

João dos Santos Carmo (DPsi/UFSCar)

Eduardo Pinto e Silva (DEd/UFSCar)

Mediadora: Renata Maria Moschen Nascente (DEd/UFSCar)

II Edição: “A ciência feita por pessoas para pessoas” (2018).

A segunda edição do Encontro de Ensino de Física foi realizada em parceria com o DAF e com o Lapadi. O evento aconteceu entre os dias 29 de Outubro a 01 de Novembro de 2018. O tema desta edição foi “A ciência feita por pessoas para pessoas”

Segunda-feira (29/10): Mesa redonda 1 - 19h às 20:30h

Mulheres na Física e o Ensino de Física

Josimeire Meneses Julio (DME – UFSCar)

Catarine Padovani Moreira (Graduanda em Fìsica da UFSCar – Projeto Físicas)

Mediadora: Thaís Christina Moreira Elias (UFSCar – PET Licenciatura em Física)

Terça-feira (30/10): Mesa redonda 2 - 19h às 20:30h

Interculturalidade, relações étnico-raciais e o ensino de ciências

Danilo Seithi Kato (UFTM)

Douglas Verrangia Correa da Silva (DME – UFSCar)

Carolina Rodrigues de Souza (DME – UFSCar)

Quarta-feira (31/10): Oficinas - 19h às 22:15h

Oficina A – Artefatos, brinquedos e o ensino de Física – 19:00 às 20:30


– Prof. Dr. Marcos Pires Leodoro (DME – UFSCar)
Resumo: A oficina estará voltada à abordagem do design de materiais didáticos analógicos para o Ensino de Física, por meio do processo da bricolagem com brinquedos e diversos outros artefatos cotidianos. Além de uma breve introdução à temática, os participantes serão convidados à construção de engenhocas didáticas que exploram, pedagogicamente, conceitos científicos e tecnológicos.

Oficina B – Laboratório Baseado em Vídeo – 20:45 às 22:15


– Prof. Dr. Márlon Pessanha (DME – UFSCar)
Resumo: A oficina buscará discutir a noção de experimentação na perspectiva do ensino por investigação e enquanto um Laboratório Baseado em Vídeo (VBL – Video-Based Learning). Além da introdução à ideia de VBL e da perspectiva do ensino por investigação, será apresentado o software Tracker e os participantes da oficina serão convidados a gravar e analisar movimentos com o uso do software. A oficina será ministrada no formato “hands on”.

Quinta-feira (01/11): Apresentação de trabalhos - 19h às 20:30h

Apresentação de trabalhos, experiências didáticas, projetos e programas institucionais relacionados com o ensino de Física


– A apresentação dos trabalhos será na modalidade de comunicação oral. Cada apresentação será de 15 minutos e, ao final das apresentações, shaverá discussões em torno dos trabalhos apresentados.

I Edição – 2017.

A primeira edição do Encontro de Ensino de Física foi organizada pelo DAF em parceria com o Lapadi. O evento aconteceu entre os dias 13 a 17 de Novembro de 2018. 

Segunda-feira (13/11): Mesa redonda 1 - 19h às 20:30h

O novo Ensino Médio e o impacto sobre a formação cidadã

Ana Lucia Calbaiser da Silva (ASSER – Porto Ferreira)

Ronaldo Martins Gomes (UNESP – Campus de Araraquara)

Mediadora: Josimeire Meneses Julio (DME – UFSCar)

Terça-feira (14/11): Apresentação de trabalhos - 19h às 20:30h

Apresentação de trabalhos, projetos e programas relacionados ao ensino de Física

Quinta-feira (16/11): Minicurso e Oficinas - 19h às 22:15h

Minicurso: “Ensino na perspectiva inclusiva e Libras”

– Profa. Dra. Lara Ferreira dos Santos (DPsi – UFSCar)

Oficina: “Experimentos no ensino de Física”

– Prof. Ms. Herbert João (IFSC – USP)

Oficina: “Tecnologias digitais no ensino de Física: vídeos, animações e simulações”

– Prof. Dr. Márlon Pessanha (DME – UFSCar)

Sexta-feira (17/11): Mesa redonda 2 - 19h às 20:30h

Física e arte: articulações possíveis

Emerson Ferreira Gomes (IFSP – Boituva)

Adilson J. A. de Oliveira (DF – UFSCar)

Mediador: Rafael Figueira (DME/UFSCar)