30 de setembro de 2024

Encontro de Ensino de Física – ENENF

O Encontro de Ensino de Física da UFSCar (campus São Carlos) surgiu em 2017, como um espaço para o debate sobre o ensino de Física em seus diferentes âmbitos, oportunizando momentos de discussão e reflexão sobre os desafios e possibilidades do/para o ensino de física em uma perspectiva de educação mais inclusiva, científica e conectada com a contemporaneidade.

Sua primeira edição, em 2017, foi organizada pelo Diretório Acadêmico da Física – UFSCar (DAF) e pelo Laboratório de Projetos e Atividades Didáticas (Lapadi). A segunda edição, de 2018, passou a contar com a ajuda do Programa de Educação Tutorial da Licenciatura em Física (PET-LiF) para sua organização. Em 2019 o evento contou com os mesmos três organizadores. Em 2020 o DAF deixa a organização do evento, que fica sob responsabilidade do Lapadi e do PET-LiF em colaboração com a Semana da Física (SeFís).  Em 2021 o evento foi organizado pelo Lapadi e PET-LiF. Após um hiato em 2022 o evento volta a acontecer em 2023, agora organizado apenas pelo PET-LiF e se mantém assim desde então. Conheça mais sobre o histórico do evento aqui: Histórico do ENENF.

A oitava edição do Encontro de Ensino de Física será realizada em parceria com a Semana da Física da UFSCar (SeFís). O evento acontecerá entre os dias 02 e 04 de Setembro de 2025 na mesma semana da Sefís, que ocorrerá entre os dias 01 e 05 de Setembro de 2025. O tema desta edição é “Mecânica quântica e seu ensino: quando muda o jeito de ensinar, o ensino muda?”. Todas as atividades serão realizadas no Auditório do Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia da UFSCar, ao lado do Departamento de Física (DF) e estão detalhadas abaixo. Para se inscrever no evento basta preencher o formulário a seguir: Formulário de inscrição para o VII ENENF.

Terça-feira (02/09): Palestra 3 - 19h às 21h

Ensino Lúdico e Experimental da Física Moderna: mecânica quântica em experiências, jogos e exposições

 

O ensino da Física Moderna e Contemporânea, em especial da mecânica quântica, apresenta desafios singulares devido à abstração de seus conceitos e ao distanciamento entre o conhecimento escolar e os fenômenos que descreve. Nesta palestra, serão discutidas estratégias lúdicas e experimentais que aproximam esse conteúdo dos estudantes e contribuem para o combate à pseudociência, desenvolvidas ao longo de uma trajetória de pesquisa e extensão que se inicia no mestrado profissional, com a elaboração de uma sequência de ensino sobre a temática, e se estende até os dias atuais com a criação de recursos experimentais e digitais para o ensino de tópicos de Física Moderna. Serão apresentados resultados de projetos e ações realizados em diferentes contextos educacionais, como cursos de formação de professores, desenvolvimento de jogos e construção de aparatos de baixo custo para visualização de fenômenos quânticos. A palestra também abordará a concepção e implementação da exposição interativa Quantum Universe, que reúne experimentos, mídias imersivas e jogos para promover a alfabetização científica em espaços não formais de ensino.  

Herbert Alexandre João

Herbert Alexandre João

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo, Mestre em Ensino de Física pela Universidade Federal de São Carlos UFSCar. Foi professor efetivo na rede estadual paulista e professor de física na rede privada. Atualmente é Educador do Instituto de Física de São Carlos e Coordenador Executivo do Programa Vem Saber, onde desenvolve os projetos Competição USP de Conhecimentos, Cientistas do Amanhã e Universitário por um dia. Atua com pesquisa e consultoria nas áreas de formação de professores, tecnologias no ensino e ensino de Física.

ID Lattes: 4203763846813229

Quarta-feira (03/09): Palestra 5 - 19h às 21h

Estratégias de Enfrentamento à Desinformação e Negacionismo Científico: exemplos da Mecânica Quântica

 

O cenário de desinformação científica e política vivenciado nos últimos anos, principalmente a partir da eleição presidencial de 2018 e a pandemia de coronavírus iniciada em 2020, acendeu um alerta vermelho para as instituições dos diversos setores do poder público que se preocupam com o bom funcionamento das democracias. No âmbito acadêmico e educacional, a preocupação tem se materializado por meio da produção de artigos, dissertações, teses e de congressos em que a temática tem se tornado amplamente discutida por pesquisadores e professores da área. No entanto, grande parte do conteúdo das produções citadas acima ainda possui majoritariamente natureza diagnóstica, e entre aquelas que apresentam propostas de enfrentamento ao problema da desinformação, muitas são voltadas aos espaços não formais de ensino, carecendo, portanto, de uma abordagem robusta de Educação Científica Midiática (ECM) voltada para a sala de aula. Nesta apresentação, discutiremos os principais fatores que levam as pessoas a acreditarem em desinformação científica disseminadas no ecossistema online e a formação de crenças pseudocientíficas em Mecânica Quântica. Por fim, apresentaremos algumas abordagens de enfrentamento a este problema na educação formal.

Aldo

Aldo Aoyagui Gomes Pereira

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela UNICAMP (2017). Atualmente, é professor do IFSP e professor no Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática (PECIM - UNICAMP). Seu atual interesse de pesquisa concentra-se nas possibilidades de desenvolvimento da Alfabetização Científica e Midiática (ACM) na formação de professores de Ciências.

ID Lattes: 4561662950186599

Quinta-feira (04/09): Palestra 8 - 19h às 21h

Quântica em Construção: Uma Introdução Histórica para o Ensino de Física

 

Nesta palestra, discute-se os trabalhos fundamentais de Max Planck (quantum de energia – 1901), Albert Einstein (quantum de luz – 1905), Niels Bohr (modelo atômico – 1913), e Louis de Broglie (dualidade onda-partícula – 1924) que foram decisivos para a criação da mecânica quântica. O objetivo é comemorar o centenário do nascimento da física quântica e disponibilizar ao professor de física um material didático que considera episódios relevantes da história da física do início do século XX.

Nelson foto Enenf 18

Nelson Studart Filho

Doutor em Física pela USP (1979), foi professor da UFSCar entre 1975 e 2013. Atualmente é Coordenador Acadêmico e Docente da Ilum Escola de Ciência do CNPEM. Além disso, foi editor da Revista Brasileira de Ensino de Física entre 2000 e 2009 e fundou a revista A Física na Escola. Desenvolveu pesquisas tanto em Física como em Ensino de física, contribuindo com a construção e consolidação do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF).

ID Lattes: 0451310772113076