VII Edição: “As várias faces do Ensino de Física no Brasil” (2024)
A sétima edição do Encontro de Ensino de Física foi realizada em parceria com a Semana da Física da UFSCar (SeFís). O evento aconteceu entre os dias 29 e 31 de Outubro de 2024 na mesma semana da Sefís que ocorreu entre os dias 28 de Outubro e 01 de Novembro de 2024. O tema desta edição foi “As várias faces do Ensino de Física no Brasil”. Todas as atividades foram realizadas no Auditório do Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia da UFSCar, ao lado do Departamento de Física (DF) e estão detalhadas abaixo.
Terça-feira (29/10): Palestra 3 - 19h às 21h
Cultura didática, inovação tecnológica e a (não) inovação no ensino
Desde a década de 1990, época em que se iniciou a popularização dos computadores pessoais, a tecnologia digital tem sido apontada como uma solução para a educação pelos mais otimistas e entusiastas. Passadas três décadas e com o advento dos dispositivos portáteis e da inteligência artificial, é possível perceber que, em lugar de ocorrer uma inovação educacional, as tecnologias digitais têm reproduzido, com novas roupagens, práticas e significados didáticos já consolidados no ensino. Nesta palestra, tendo como base o conceito de cultura didática e outras noções, buscarei explicar os mecanismos que causam esse fenômeno.

Márlon Caetano Ramos Pessanha
Doutor em Ensino de Ciências pela USP em 2014, atualmente é professor do Departamenteo de Metodologia de Ensino da UFSCar, onde também coordena o Núcleo de Formação de Professores, o Laboratório de Projetos e Atividades Didáticas (Lapadi) e o Grupo de Estudos e Pesquisa em Inovação no Ensino de Ciências (GEPIEC).
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6347223505034848
Quarta-feira (30/10): Minicurso 3 - 13h às 16h
E=mc²: o píon e o núcleo atômico
Com o desenvolvimento da física nuclear, a teoria da relatividade se tornou imprenscindível para explicar o mundo material. Em particular, a fórmula E=mc2 trouxe uma visão das relações entre massa e energia dos sistemas ligados. Nesse minicurso, mostraremos a ressignificação dos conceitos de matéria trazida pela teoria da relatividade e como a mudança no entendimento do núcleo atômico e das partículas mediadoras, especialmente o méson pi, descoberto por Cesar Lattes, aconteceu com o modelo das partículas elementares.

Fabiana Botelho Kneubil
Doutora em Educação pela USP em 2014, foi Docente na Universidade Federal de Santa Catarina e atualmente é Diretora Científica do Instituto Educacional Futuro da Ciência (IEFC).
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3956097447093178
Quarta-feira (30/10): Palestra 5 - 19h às 21h
Integração Curricular nas Ciências da Natureza:
desafios e potencialidades na formação inicial de professores
A palestra será uma oportunidade para discutir sobre a relevância da integração curricular no contexto da formação docente. A BNCC destaca a importância de uma educação científica mais integrada, propondo uma organização curricular baseada em áreas do conhecimento. Essa estrutura impõe novos desafios aos docentes, especialmente para professores de física, cuja formação tradicionalmente tem uma ênfase maior nos aspectos disciplinares da física, com menor foco nas interações com as demais disciplinas da área. A palestra visa discutir algumas das potencialidades e dos desafios da integração curricular a partir tanto da experiência na elaboração da BNCC, quanto da colaboração na construção de uma licenciatura interdisciplinar na USP e do desenvolvimento de disciplinas que articulam conhecimentos e estudantes dos cursos de física, química, biologia, astronomia e geociências. O objetivo é refletir sobre como a integração curricular pode contribuir para uma formação docente mais adequada às demandas contemporâneas.

Cristina Leite
Doutora em Educação pela USP em 2006, atualmente é professora Livre Docente no Instituto de Física da USP, São Paulo. Foi coordenadora da Licenciatura em Física entre 2018 e 2023. Também é coordenadora do Grupo de Investigações e Práticas em Ensino de Ciências (GIPEC).
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0768330863653455
Quinta-feira (31/10): Palestra 8 - 19h às 21h
Educação Freireana e o Ensino de Física: um olhar histórico e de práticas
Pretende-se, com a fala, dialogar sobre enfrentamentos e implicações da transposição da concepção freireana para o contexto da educação escolar, particularmente para o Ensino de Ciências e Física, enaltecendo o papel da dialogicidade e da problematização como dimensões pedagógica e gnoseológica do ato educativo. Além disso, práticas vinculadas à Abordagem Temática Freireana e o currículo da escola serão discutidas e problematizadas.

Cristiane Muenchen
Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela UFSC em 2010, é docente da Universidade Federal de Santa Maria desde 2011 e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação em Ciências em Diálogo (GEPECiD). Também é Bolsista Produtividade em Pesquisa 2 na área de Educação.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0008067199219325
VI Edição: “Diversidade e Ensino de Física” (2023).
A sexta edição do Encontro de Ensino de Física foi organizada apenas pelo PET-LiF. O evento aconteceu entre os dias 4 e 7 de Dezembro de 2023. O tema desta edição foi “Diversidade e Ensino de Física”. Todas as atividades foram realizadas de forma híbrida, em que os convidados participaram remotamente, mas o evento foi transmitido em um dos auditórios da Biblioteca Comunitária de São Carlos. As atividades estão detalhadas abaixo.
Segunda-feira (04/12): Palestra 1 - 19h às 20:30h
Educação decolonial, diversidade e o ensino de física
Pretende-se, com a fala, dialogar sobre enfrentamentos e implicações da transposição da concepção freireana para o contexto da educação escolar, particularmente para o Ensino de Ciências e Física, enaltecendo o papel da dialogicidade e da problematização como dimensões pedagógica e gnoseológica do ato educativo. Além disso, práticas vinculadas à Abordagem Temática Freireana e o currículo da escola serão discutidas e problematizadas.
Josimeire Meneses Julio
Doutora em Educação e Ciências pela UFMG (2009), é docente da Universidade Federal de São Carlos desde 2010 e e pesquisadora colaboradora da Universidade Federal de Minas Gerais nas atividades do grupo de pesquisa INOVAR.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8805879632103815
Terça-feira (05/12): Mesa Redonda 1 - 19h às 20:30h
Gênero e diversidade na ciência
Gabrielle Weber Martins
Doutora em Física pela Universidade de São Paulo (2011). Atualmente, é professora na Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo. Também coordena o projeto Levantamento da Ciência LGBTQIA+ Brasileira e o Projeto Corpas Trans na USP. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0473784991529055
Carolina Rodrigues de Souza
Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, com co-tutela na Ecole Normale Supérieure de Cachan, França (2008). É docente da UFSCar desde 2019 e líder do grupo de pesquisa Des:mutação - Vida, Ciência e Educação. Lattes: http://lattes.cnpq.br/8152101475247049
Quarta-feira (05/12): Mesa Redonda 2 - 19h às 20:30h
Etnociência e Divulgação científica: contribuições para a popularização da Ciência
Douglas Verrangia
Doutor em Educação pelo PPGE-UFSCar com estágio doutoral na City University of New York (CUNY) (2009). Docente da UFSCar desde 2010. É consultor da UNESCO na área Relações Etnicorraciais, tendo trabalhado no programa "África-Brasil: caminhos cruzados", que reeditou, no Brasil, a coleção "História Geral da África" Lattes: http://lattes.cnpq.br/7699024298055259
Kananda Eller Souza
Mestranda em Ensino de Ciências Ambientais - PROFCIAMB/USP (2021). Também é fundadora e Divulgadora Científica do perfil Deusa Cientista (@deusacientista) no YouTube, TikTok e Instagram.
Quinta-feira (05/12): 19h às 20:30h
Observação astronômica
Nesse dia estava prevista uma observação astronômica no Observatório Astronômico da UFSCar. Porém, ela precisou ser cancelada devido ao clima.
V Edição: “O Centenário do Paulo Freire” (2021).
A quinta edição do Encontro de Ensino de Física foi organizada pelo PET-LiF e Lapadi. O evento aconteceu entre os dias 28 de Junho e 1 de Julho de 2021. O tema desta edição foi “Centenário de Paulo Freire”. Todas as atividades foram realizadas de forma online devido à pandemia de Covid-19.
Segunda-feira (28/06): Palestra 1 - 19h às 20:30h
Centenário de Paulo Freire e suas contribuições para a educação
Sandro de Castro Pitano
Doutor em Educação (2008) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Docente da Universidade Federal do Rio Grande. Atualmente é bolsista de produtividade N2 do CNPq/Educação, pesquisador associado da Cátedra Unesco Educação para a cidadania global e justiça socioambiental. Lidera o grupo de pesquisa/CNPq Justiça socioambiental e formação docente em Educação Popular.
Terça-feira (29/06): Mesa redonda 1 - 19h às 20:30h
Formação de Professores de ciências na perspectiva freirana
Simoni Tormohlen Gehlen
Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009) e docente da Universidade Estadual de Santa Cruz desde 2011. Faz parte da equipe de idealizadores do projeto Rede Nordeste de Pesquisa sobre a Abordagem Temática Freireana no Ensino de Ciências em Alagoas e Bahia, denominada (REALBA), que integra inicialmente as universidades UESC/Ilhéus-BA; UFAL/Sertão-AL e UFRB/Amargosa-BA. Atualmente é membro da Câmara de Assessoramento e Avaliação da área de Ciências Humanas e Educação da FAPESB/BA. Bolsista produtividade N2 da CNPq.
Juliana Rezende Torres
Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela UFSC (2010). Atualmente é docente da UFSCar. campus Sorocaba. É organizadora e autora do livro Educação Ambiental dialogando com Paulo Freire (Ed. Cortez, 2014) e é membro da Redeepea.
Quarta-feira (30/06): Mesa redonda 2 - 19h às 20:30h
Caminhos para o ensino de Física em uma perspectiva freireana
Alice Helena Campos Pierson
Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (1997). Docente da Universidade Federal de São Carlos desde 1994. Coordenou o PNLD de 2012, 2015, 2016, 2018 e 2021 na área de Física.
Cristiane Muenchen
Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela UFSC em 2010, é docente da Universidade Federal de Santa Maria desde 2011 e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação em Ciências em Diálogo (GEPECiD). Também é Bolsista Produtividade em Pesquisa 2 na área de Educação.
Quinta-feira (01/07): Mesa redonda 3 - 19h às 20:30h
O ensino de Física Moderna e Contemporânea na perspectiva freireana
– Prof. Dr. André Ary Leonel (UFSC): Desde o século passado, pesquisas têm chamado atenção para a importância dos tópicos relacionados à Física Moderna e Contemporânea (FMC), para o entendimento do desenvolvimento tecnológico e suas implicações na vida da sociedade. Por mais que haja um consenso na área de pesquisa em Ensino de Física sobre a necessidade da inserção desses tópicos no currículo da Educação Básica, ainda há um enorme descompasso entre o desenvolvimento científico e tecnológico vivenciado atualmente e os conteúdos abordados em sala de aula. Nesta mesa, pretende-se dialogar sobre os desafios relacionados ao Ensino de FMC na Educação Básica e refletir sobre oportunidades a partir das ideias de Paulo Freire.
Nilva Lúcia Lombardi Sales
Doutora em Ensino de Física pelo programa de Pós-graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo (USP). Entre 2010 e 2020, foi docente do curso de Licenciatura de Física da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) onde coordenou subprojetos do PIBID-Física e também projetos de extensão principalmente na área temática de Educação. Atualmente é docente da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
André Ary Leonel
Doutor em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente é docente da UFSC, desde 2017. Foi coordenador do Núcleo de Formação do Laboratório de Novas Tecnologias (LANTEC) durante os anos de 2017 e 2018.
IV Edição: “Desenvolvimento Científico e Tecnológico: a Física e seus Impactos na Sociedade” (2020).
A quarta edição do Encontro de Ensino de Física foi realizada em parceria com a Semana da Física da UFSCar (SeFís) e com o Lapadi. O evento aconteceu entre os dias 26 a 29 de Outubro de 2020. O tema desta edição foi “Desenvolvimento Científico e Tecnológico: a Física e seus Impactos na Sociedade”. Todas as atividades foram realizadas de forma online devido à pandemia de Covid-19.
Segunda-feira (26/10): Palestra 1 - 19h às 20:30h
Física Moderna e Contemporânea na Educação Básica: em que ponto estamos nessa caminhada?
Nilva Lúcia Lombardi Sales
Doutora em Ensino de Física pelo programa de Pós-graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo (USP). Entre 2010 e 2020, foi docente do curso de Licenciatura de Física da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) onde coordenou subprojetos do PIBID-Física e também projetos de extensão principalmente na área temática de Educação. Atualmente é docente da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Terça-feira (27/10): Oficina 1 - 18h às 22h
Transmidialidade e gamificação na educação: novos paradigmas para a sala de aula
Paulo Roberto Montanaro
Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) pela Universidade Federal de São Carlos (2017). É servidor técnico-administrativo, com a função de Técnico de Laboratório Audiovisual, lotado na Coordenadoria de Inovações em Tecnologia para a Educação (CITE) na Secretaria Geral de Educação a Distância (SEaD) na UFSCar, atuando como supervisor de equipe de produção audiovisual.
Quarta-feira (28/10): Mesa redonda 1 - 19h às 20:30h
Educação científica e política
Alexandre Bagdonas Henrique
Doutor em Ensino de Física pela Universidade de São Paulo (2015). Docente da Universidade Federal de Lavras desde 2016. Atuou como coordenador de área da Física no PIBID.
Guilherme da Silva Lima
Doutor em Educação pela USP (2016). Docente da Universidade Federal de Ouro Preto desde 2014.
Quinta-feira (26/10): Palestra 2 - 19h às 20:30h
Cultura didática, inovação e o ensino de Física
Márlon Pessanha
Doutor em Ensino de Ciências pela USP em 2014, atualmente é professor do Departamenteo de Metodologia de Ensino da UFSCar, onde também coordena o Núcleo de Formação de Professores, o Laboratório de Projetos e Atividades Didáticas (Lapadi) e o Grupo de Estudos e Pesquisa em Inovação no Ensino de Ciências (GEPIEC)
III Edição – 2019.
A terceira edição do Encontro de Ensino de Física foi realizada em parceria com o DAF e com o Lapadi. O evento aconteceu entre os dias 25 a 28 de Novembro de 2019.
Segunda-feira (25/11): Mesa redonda 1 - 19h às 20:30h
O papel do educador em espaços não-formais de ensino
Tárcio Minto Fabrício (Labi/UFSCar)
Pietra Mori Micheletti
(Rede de ensino da Prefeitura Municipal de São Carlos)
Mediadora: Josimeire Meneses Julio (DME/UFSCar)
Terça-feira (25/11): Mesa redonda 2 - 19h às 20:30h
Surdez e a inclusão na educação básica: reflexões para o ensino de física
Lara Ferreira dos Santos (DPsi/UFSCar)
Márlon Pessanha (DME/UFSCar)
Mediadora: Jéssica Aparecida Silva Cardoso (Diretório Acadêmico da Física)
Quarta-feira (26/11):
Atividade 1 – 17:30 – 21:00 – Visita ao Cerrado da UFSCar com observação astronômica
como parte do projeto Trilha da natureza e em parceria com o Observatório Astronômico da UFSCar, a atividade consistirá em uma caminhada guiada na região de cerrado da UFSCar (cerca de 40 min.), em que será possível conhecer um pouco mais sobre a vegetação e animais do Cerrado. A caminhada culminará em uma região com baixa poluição luminosa, em que será realizada uma observação astronômica com o uso de telescópios (cerca de 1h). Por fim, haverá uma caminhada de retorno (cerca de 40 min), com uma nova oportunidade para conhecer um pouco mais sobre o Cerrado, com o apoio da equipe do projeto “Trilha da natureza”. Importante: A realização da atividade dependerá de condições climáticas favoráveis.
Atividade 2 – 19:00 – 22:30 – Minicurso “Discurso, divulgação científica e podcast: explorando um recurso didático tecnológico”
Ofertado pela Mariana Morales da Silva (Pedagoga e doutoranda em linguística – PPGL-DL-UFSCar)
A linguagem acadêmica sedimentada em normas, regras, métodos e vocabulário extremamente específico, é utilizada como um dos principais meios de validação do rigor científico da pesquisa. Como consequência, encontra-se com a multiplicação de Trabalhos de Conclusão de Curso, monografias, Dissertações, Teses e artigos científicos incompreensíveis para a comunidade externa às Universidades ou mesmo para outras áreas dentro da Academia. Esse efeito leva muitas das pesquisas a circularem unicamente dentro de seus subgrupos, para seus próprios pares, sem atingir ou alcançar a sociedade. Coloca-se, assim como questão, reforçada nos últimos atos e manifestações em defesa da Universidade pública e da pesquisa no Brasil: como é possível construir um conhecimento científico consistente, que se baseia em métodos e rigores acadêmicos, que seja acessível e possível de circular para além da Academia? Defende-se que a pesquisa e o trabalho com a divulgação científica na relação com as ferramentas e suportes que as novas Tecnologias de Comunicação e Informação (TICs) proporcionam, abrem um vasto campo de pesquisa, atuação e possibilidades para esse conflito e ainda possibilitam uma nova incursão no trabalho mais popular de divulgação científica, qual seja: o trabalho em sala de aula na Educação Básica. Sendo assim, objetiva-se abordar, neste minicurso, em uma perspectiva discursiva, questões relativas à escrita acadêmica, função e atuação da divulgação científica, mídias e usos de ferramentas tecnológicas de comunicação. E como recurso didático, pensando o ensino de física, será tecida uma relação de interdisciplinaridade com a linguística com base nos conceitos de cenografia (MAINGUENEAU, 2015), cena genéria e cena englobante. Para tanto, com enfoque no veículo de mídia Podcast, serão abordados aspectos do discurso da escrita e da oralidade (TFOUNI, 2006), letramento digital (SCOLARI, 2016), usos e manipulação de ferramentas, aplicativos e softwares de produção e edição de conteúdo digital como DiscordApp, Craig, Audacity, dentre outros, tendo em vista apresentar uma possibilidade digital bastante contemporânea para divulgação e didatização de temas e conceitos do ensino de física.
Quinta-feira (28/11): Mesa redonda 3 - 19h às 20:30h
Saúde mental na educação básica
João dos Santos Carmo (DPsi/UFSCar)
Eduardo Pinto e Silva (DEd/UFSCar)
Mediadora: Renata Maria Moschen Nascente (DEd/UFSCar)
II Edição: “A ciência feita por pessoas para pessoas” (2018).
A segunda edição do Encontro de Ensino de Física foi realizada em parceria com o DAF e com o Lapadi. O evento aconteceu entre os dias 29 de Outubro a 01 de Novembro de 2018. O tema desta edição foi “A ciência feita por pessoas para pessoas”.
Segunda-feira (29/10): Mesa redonda 1 - 19h às 20:30h
Mulheres na Física e o Ensino de Física
Josimeire Meneses Julio (DME – UFSCar)
Catarine Padovani Moreira (Graduanda em Fìsica da UFSCar – Projeto Físicas)
Mediadora: Thaís Christina Moreira Elias (UFSCar – PET Licenciatura em Física)
Terça-feira (30/10): Mesa redonda 2 - 19h às 20:30h
Interculturalidade, relações étnico-raciais e o ensino de ciências
Danilo Seithi Kato (UFTM)
Douglas Verrangia Correa da Silva (DME – UFSCar)
Carolina Rodrigues de Souza (DME – UFSCar)
Quarta-feira (31/10): Oficinas - 19h às 22:15h
Oficina A – Artefatos, brinquedos e o ensino de Física – 19:00 às 20:30
– Prof. Dr. Marcos Pires Leodoro (DME – UFSCar)
Resumo: A oficina estará voltada à abordagem do design de materiais didáticos analógicos para o Ensino de Física, por meio do processo da bricolagem com brinquedos e diversos outros artefatos cotidianos. Além de uma breve introdução à temática, os participantes serão convidados à construção de engenhocas didáticas que exploram, pedagogicamente, conceitos científicos e tecnológicos.
Oficina B – Laboratório Baseado em Vídeo – 20:45 às 22:15
– Prof. Dr. Márlon Pessanha (DME – UFSCar)
Resumo: A oficina buscará discutir a noção de experimentação na perspectiva do ensino por investigação e enquanto um Laboratório Baseado em Vídeo (VBL – Video-Based Learning). Além da introdução à ideia de VBL e da perspectiva do ensino por investigação, será apresentado o software Tracker e os participantes da oficina serão convidados a gravar e analisar movimentos com o uso do software. A oficina será ministrada no formato “hands on”.
Quinta-feira (01/11): Apresentação de trabalhos - 19h às 20:30h
Apresentação de trabalhos, experiências didáticas, projetos e programas institucionais relacionados com o ensino de Física
– A apresentação dos trabalhos será na modalidade de comunicação oral. Cada apresentação será de 15 minutos e, ao final das apresentações, shaverá discussões em torno dos trabalhos apresentados.
I Edição – 2017.
A primeira edição do Encontro de Ensino de Física foi organizada pelo DAF em parceria com o Lapadi. O evento aconteceu entre os dias 13 a 17 de Novembro de 2018.
Segunda-feira (13/11): Mesa redonda 1 - 19h às 20:30h
O novo Ensino Médio e o impacto sobre a formação cidadã
Ana Lucia Calbaiser da Silva (ASSER – Porto Ferreira)
Ronaldo Martins Gomes (UNESP – Campus de Araraquara)
Mediadora: Josimeire Meneses Julio (DME – UFSCar)
Terça-feira (14/11): Apresentação de trabalhos - 19h às 20:30h
Apresentação de trabalhos, projetos e programas relacionados ao ensino de Física
Quinta-feira (16/11): Minicurso e Oficinas - 19h às 22:15h
Minicurso: “Ensino na perspectiva inclusiva e Libras”
– Profa. Dra. Lara Ferreira dos Santos (DPsi – UFSCar)
Oficina: “Experimentos no ensino de Física”
– Prof. Ms. Herbert João (IFSC – USP)
Oficina: “Tecnologias digitais no ensino de Física: vídeos, animações e simulações”
– Prof. Dr. Márlon Pessanha (DME – UFSCar)